Dra. Fátima dá detalhes sobre o Diabetes em entrevista para o Canal do Produtor TV, um canal do Sistema CNA/SENAR

Mais de 16 milhões de brasileiros adultos sofrem de diabetes, uma doença que mata 72 mil pessoas por ano no Brasil, segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesta entrevista, que foi ao ar pelo Canal do Produtor em 30 de agosto, a Dra. Maria de Fátima Gonzaga, endocrinologista na CLINEN e no Hospital Universitário de Brasília (HuB), dá mais detalhes no quadro Saúde e Qualidade de Vida sobre o diagnóstico e tratamento da diabetes, além de sintomas relacionados a doença, como queixas visuais, com diminuição da capacidade de enxergar, alterações no funcionamento do rim, doenças cardíacas, doenças cerebrais, como, por exemplo, AVC, problemas nos membros inferiores, dificuldades de cicatrização e impotência sexual.

Dra. Fátima dá detalhes sobre o Diabetes em entrevista para o Canal do Produtor TV, um canal do Sistema CNA/SENAR

Prevenção do Diabetes Tipo 2

O modo mais eficiente de prevenir diabetes tipo 2 é através da ingestão de alimentos in natura e da prática regular de exercícios físicos. Os principais fatores de risco para o aumento da glicose no sangue são: obesidade, sobrepeso, ingestão de farinhas e açúcar, sedentarismo, história familiar de diabetes, idade avançada, alcoolismo, pré-diabetes e diabetes gestacional prévio. A dosagem de glicose e hemolobina glicada no sangue são utilizadas para o diagnóstico de diabetes.

Diante do diagnóstico de diabetes, manter hábitos de vida saudáveis, monitorar periodicamente a glicemia no sangue e tomar a medicação prescrita pelo médico garantem melhor qualidade de vida e evitam complicações. Saiba mais nesta entrevista para o  Canal do Produtor

 

.


Leia mais a propósito dos assuntos relacionados:

Artigo publicado em 28 de setembro de 2017. Para ler mais textos sobre saúde, acesse nossa página de artigos.