COVID – 19 e as doenças do metabolismo, obesidade e diabetes melito.

Durante a pandemia pela COVID – 19, observou – se a necessidade de controle do peso e da glicose com o objetivo de prevenir a infecção e acelerar o processo de recuperação. Esta aula ministrada pela Dra Fátima, endocrinologista aborda os aspectos teóricos e práticos do tratamento da obesidade e do diabetes e, durante a discussão final, a Dra Fátima fala sobre a importância do tratamento precoce da COVID – 19.

Fique atento às primeiras manifestações da COVID-19 e anote bem o dia (Dia 1) dos sintomas.

Os primeiros cinco dias são parecidos com um quadro gripal. Discuta com o médico sobre o tratamento precoce com hidroxicloroquina, ivermectina, azitromicina, nitoxizamida, zinco e vitamina D.

A partir do 6o dia, fique atento a dores musculares, indisposição e tosse que são compatíveis com a fase inflamatória. Discuta com o médico sobre o uso de corticoide para evitar agravamento do quadro pulmonar e sistêmico.

Se tem fatores de risco para trombose como obesidade e diabetes, discuta com o médico sobre anticoagulação profilática desde o início do tratamento e impreterivelmente a partir da fase inflamatória da doença. É importantíssimo o controle da glicose, da pressão e de qualquer outra doença.

Prezados colegas médicos, apoiem o tratamento precoce e vamos mudar os desfechos da COVID – 19 porque quanto mais cedo começar a tratar, menos serão as internações e mortes pela doença.

Dra. Maria de Fátima de Magalhães Gonzaga

Endocrinologista, com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília. Especialista em Clínica Médica, com experiência na área de Medicina Interna. Atualmente, é responsável pelo ambulatório de diabetes mellitus e pelo ambulatório de endocrinologia geral do Hospital Universitário da Universidade de Brasília. Atua como preceptora de ensino e coordenadora da Residência Médica em Endocrinologia e Metabologia na mesma instituição.


Leia mais a propósito dos assuntos relacionados:

Artigo publicado em 21 de agosto de 2020. Para ler mais textos sobre saúde, acesse nossa página de artigos.