Resistência à insulina e infertilidade masculina

Com o desenvolvimento da reprodução assistida, muitos casais puderam realizar o sonho de ter os seus próprios filhos. Isso, até poucas décadas atrás não era possível. Na investigação da causa da infertilidade, o fator masculino pode ser o principal empecilho para que ocorra a fecundação por vias naturais.

Quando ocorre azoospermia, isto é, a ausência total de espermatozoides, dependendo da causa, é impossível que se tenha estas células para a fertilização do óvulo da parceira.

Resistência à insulina e infertilidade masculina

Em relação à oligospermia, que seria à diminuição da produção dos espermatozoides, existem mais possibilidades de realizar com sucesso a colheita desses para usá-los na fertilização do óvulo. Contudo, antes desse procedimento, deve-se fazer investigação mais apurada para saber qual a causa do distúrbio. Isso porque, algumas doenças podem ser tratadas e, em consequência, a produção de espermatozoides normaliza a ponto da fertilização natural ser revertida. Existem várias causas que podem comprometer o desenvolvimento do espermatozoide. Mas, uma delas que merece atenção é aquela associada à síndrome metabólica ou resistência à insulina.

Em duas publicações mostramos que o excesso de insulina em homens com resistência à insulina, associado ou não ao diabetes melito tipo 2 ou à obesidade, estão associados com testosterona total baixa e gonadotrofinas hipofisárias baixas ou normais.1,2 As gonadotrofinas seriam o hormônio estimulante do folículo (FSH) e o hormônio luteinizante (LH). O FSH atua no desenvolvimento do folículo na mulher, daí o seu nome, e, no homem, estimula a formação de espermatozoide. O LH é responsável pela liberação do óvulo pelo ovário e pela produção da testosterona no homem.

O tratamento consiste em combater o sedentarismo, ter boa alimentação e usar a metformina. Em alguns casos, a associação com citrato de clomifeno pode ajudar na reversão mais rápida da baixa da testosterona. O citrato de clomifeno já é usado há muitos anos na indução da ovulação em mulheres com infertilidade.

Essas duas observações serviram de base para outra pesquisa,3 que mostrou a reversão da oligospermia em homens com resistência à insulina.

Assim, sugerimos que homens inférteis com baixa de testosterona e diminuição dos espermatozoides, sejam investigados para essa possibilidade. Isso pode evitar o tratamento in vitro.

 

Referências
1- Amanda D. A. Caldas, Adriana Lofrano Porto, Lucilia Domingues Casulari da Motta, Luiz Augusto Casulari. Relationship between insulin and hypogonadism in men with metabolic syndrome. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia. 2009;53(8):1005-1011.
2- Luiz Augusto Casulari, Amanda D. A. Caldas, Lucilia Domingues Casulari da Motta, Adriana Lofrano Porto. Effects of metformin and short-term lifestyle modifications on the improvement of male hypogonadism associated with metabolic syndrome. Minerva Endocrinológica. 2010;35(3):145-51.
3- Morgante G et al. Metformin improves sêmen characteristics of oligo-tenato-asthenozoospermic men with metabolic syndrome. Fertil Steril 2011;95:2150-2.

Dr. Luiz Augusto Casulari Roxo de Motta

Médico pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui especialização pela Scuola di Specializazzione in Endocrinologia Sperimentale (Milão, Itália), mestrado em Clínica Médica pela Universidade de Brasília e doutorado em Dottorato di Ricerche in Scienze Endocrinologiche pela Università degli Studi di Milano. Atualmente é orientador do curso de pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade de Brasília e do mestrado profissional da Escola Superior de Ciências da Saúde - SES (DF). Ex-Editor Geral da Brasília Médica.


Leia mais a propósito dos assuntos relacionados:

Artigo publicado em 17 de agosto de 2018. Para ler mais textos sobre saúde, acesse nossa página de artigos.