Método PronoKal® de Emagrecimento: sobre a “dieta proteinada”

A dieta proteinada (Pronokal) é uma dieta de muito baixa caloria indicada para perder peso, utilizada na Europa, Canadá e, atualmente, no Brasil. O método baseia-se na ingestão de proteínas de alto valor biológico associado à suplementação de vitaminas e sais minerais. A fórmula rica em proteínas induz à queima de gordura e à geração de corpos cetônicos capazes de promover saciedade, sensação de bem estar e controle da fome. A duração do tratamento depende da quantidade de peso a ser perdida. Em média, um indivíduo que necessita perder 5 kg, precisará 3 a 4 semanas de tratamento; já um indivíduo que necessita perder 10 kg necessitará 6 a 7 semanas de tratamento. Esse programa de perda de peso é realizado sob rigorosa supervisão médica. O endocrinologista faz a avaliação clínica, solicita os exames complementares e, após, prescreve a dieta que divide-se em três etapas:

. etapa ativa

.etapa de adaptação fisiológica

.etapa de manutenção.

Na etapa ativa, a meta é a eliminação de 80% do excesso de peso corporal; na etapa de adaptação fisiológica o objetivo é a perda dos 20% restantes, e, na etapa de manutenção destina-se a manter o peso atingido a longo prazo.

Na etapa ativa, a dieta proteinada é a base da alimentação, e nessa fase, um cardápio de sabores com produtos à base de proteínas para o preparo rápido de sopas, crepes, pães, panquecas e sucos é prescrito ao paciente. Temperos desidratados e vegetais são acrescentados à refeição. Com essa alimentação rica em proteínas de alto valor biológico, há perda de gordura e preservação de massa muscular. Na etapa de adaptação fisiológica, é prescrita uma dieta hipocalórica com​ alimentos que contém carboidratos e gorduras em concentrações adequadas e, no decorrer do tratamento, a dieta proteinada é gradativamente substituída pela alimentação tradicional no processo de reeducação alimentar. Na etapa de manutenção, o objetivo é auxiliar o paciente a manter o peso saudável com a dieta tradicional ou com a associação da dieta tradicional e os produtos da dieta proteinada. O acompanhamento médico, nutricional, a assessoria em atividade física e o coaching emocional, desde o início, tem como objetivos reduzir o peso corporal e manter os resultados a longo prazo.

Publicações científicas sobre obesidade e dieta de muito baixa caloria podem ser acessadas em The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, Volume 102, Issue 2, 1 February 2017,   N Engl J Med 2013;368:446-54, Endocrine. 2014 Dec;47(3):793-805 e Nutr Hosp. 2014;29(2):282.

Método PronoKal® de Emagrecimento: sobre a

 

Método PronoKal de Emagrecimento

O Método PronoKal® é um método personalizado de perda de peso sob controle médico, baseado em uma dieta proteinada. Assista ao vídeo para conhecer todo o processo e entender porque temos 92% de pacientes satisfeitos.

Posted by PronoKal Brasil on Wednesday, October 16, 2013

 

Foto: Espaguete de Abobrinha ao Sugo com Pipoquinhas de Nugget, do canal "Clube de Receitas PronoKal" no YouTube

Dra. Maria de Fátima de Magalhães Gonzaga

Endocrinologista, com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília. Especialista em Clínica Médica, com experiência na área de Medicina Interna. Atualmente, é responsável pelo ambulatório de diabetes mellitus e pelo ambulatório de endocrinologia geral do Hospital Universitário da Universidade de Brasília. Atua como preceptora de ensino e coordenadora da Residência Médica em Endocrinologia e Metabologia na mesma instituição.


Leia mais a propósito dos assuntos relacionados:

Artigo publicado em 30 de outubro de 2017. Para ler mais textos sobre saúde, acesse nossa página de artigos.