Por que pessoas com diabetes são orientadas a verificar a glicose no sangue?

Hoje, manter a glicose de pessoas com diabetes dentro das metas estabelecidas ficou muito mais fácil. A medida da glicose (ponta de dedo) com o glicosímetro ou a medida da glicose intersticial com sensores instalados no tecido subcutâneo permite obter o resultado imediatamente e ajustar as medicações conforme a prescrição médica.

Quanto mais controlada a glicose, melhor é a qualidade de vida e menores são os riscos de complicações do diabetes.

Por que pessoas com diabetes são orientadas a verificar a glicose no sangue?

Converse com o seu endocrinologista sobre as metas de glicose adequadas para o seu caso. Saiba que você mesmo pode e deve, ao verificar a glicemia, tomar decisões importantes para o bom controle do diabetes. Lembre-se que saber cuidar do diabetes é uma forma de empoderamento e empoderar-se também é uma forma de tratamento.

 

 

Dra. Maria de Fátima de Magalhães Gonzaga

Endocrinologista, com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília. Especialista em Clínica Médica, com experiência na área de Medicina Interna. Atualmente, é responsável pelo ambulatório de diabetes mellitus e pelo ambulatório de endocrinologia geral do Hospital Universitário da Universidade de Brasília. Atua como preceptora de ensino e coordenadora da Residência Médica em Endocrinologia e Metabologia na mesma instituição.


Leia mais a propósito dos assuntos relacionados:

Artigo publicado em 29 de maio de 2017. Para ler mais textos sobre saúde, acesse nossa página de artigos.